CNPJ Inapto X Regularização: O que fazer?

Links deste artigo:

A situação de Inaptidão do CNPJ tem se tornando um grande problema para as empresas que muitas vezes são pegas desprevenidas com essa situação.

Existem inúmeros motivos pelo qual o CNPJ torna-se INAPTO, e isso pode atrapalhar o andamento do seu negócio.

Muitos empreendedores quando realizam determinado procedimento e precisam informam o CNPJ da sua empresa, muitas vezes se deparam com a condição do CNPJ INAPTO e acabam tendo uma grande surpresa, pois muitas vezes nem imaginam o que ocasionou aquela situação.

É comum acontecer de empresas que simplesmente não possuem um Contador ativo para acompanhamento mensal da parte burocrática, que tomem frente aos processos de sua empresa sem os devidos conhecimentos técnicos para executar as operações, e muitas vezes tendem a comprometer o andamento dos negócios por falta de conhecimento no assunto.

Por trás de um CNPJ existem inúmeras obrigações acessórias que as empresas devem manter para que então não tenham problemas com CNPJ inapto e por isso a figura do contador é indispensável para que a sua empresa não tenha problemas e surpresas futuras.

Mas quando o CNPJ se torna inapto? Essa situação ocorre quando a empresa não realiza o envio dos dados e informações obrigatórias dentro de um período de 2 anos consecutivos, omitindo as informações sendo considerada inapta perante a Receita Federal.

Algumas obrigações acessórias que quando omitidas, podem levar o CNPJ da sua empresa á inaptidão:

  • GFIP = Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • ECF = Escrituração Contábil e Fiscal;
  • DCTF = Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • RAIS = Relação Anual de Informações e Salários.

Se a sua empresa está passando por essa situação de CNPJ Inapto, você precisará urgentemente de um suporte de qualidade e profissionais habilitados para te ajudar nessa questão.

Por este motivo a figura de um Contador é de extrema importância para realizar os envios das obrigações acessórias da sua empresa e não deixar essa situação atrapalhar o andamento do seu negócio.

Além de inúmeras desvantagens que o CNPJ inapto poderá ocasionar, a empresa ainda está sujeita ao pagamento de multas por envios de informações fora do prazo.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

O FIM DA EIRELI

Conforme publicação no Diário Oficial da União em 27/08/2021, Lei 14.195/2021 O artigo 41, da recente

Ver »