Tributação para Dropshipping, saiba tudo sobre o assunto

O Dropshipping está sendo usado cada vez mais por empreendedores! Esta forma de vender online permite que uma pessoa atue como intermediária sem ter nenhum estoque! No entanto, você sabe quais são as obrigações legais neste caso e como é feita a tributação para Dropshipping?

Neste artigo iremos te explicar tudo sobre o assunto! Por isso, continue a leitura até o fim para saber como pagar os seus impostos por essa atividade de maneira correta.

Regimes de tributação para Dropshipping

A primeira coisa a fazer ao abrir sua empresa como Dropshipping é definir o CNAE correto da atividade. 

Como a legislação brasileira ainda não tem reconhecimento específico para Dropshipping, na maioria dos casos o enquadramento é no CNAE 7490-1/04: “Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”, já que estamos falando de uma atividade que faz intermediação entre fornecedor e consumidor final.

É preciso ficar atento, pois já ocorreu de alguém pensar exercer a atividade de Dropshipping, quando na verdade exerce atividade clássica de comércio. Se o fornecedor emite nota fiscal para um CNPJ e este revende, emitindo nota fiscal de venda, isto é comércio e não atividade de serviço de intermediação (Dropshipping). Fique atento! Não basta estar na internet pra ser um Dropshipping!

Em tempo, precisamos reforçar que é possível fazer tributação para Dropshipping sendo pessoa física. No entanto, a carga tributária é maior na ampla maioria dos casos, já que é usada a tabela progressiva do Imposto de Renda. 

Ao mesmo tempo, não é possível ser MEI e trabalhar com Dropshipping! Como esta atividade não é prevista na lista de profissões que podem ser microempreendedores individuais, é necessário abrir outro modelo de empresa. 

A Micro Empresa (ME) é um exemplo, nesta o faturamento anual não pode ser maior do que R$ 360 mil.

A melhor forma de obter um maior retorno financeiro com Dropshipping, na maioria das vezes, é abrindo um CNPJ e optando pelo regime tributário mais vantajoso. Continue a leitura do texto para saber quais são as opções.

Tributação pelo Simples Nacional

Este regime de tributação permite que o empresário pague todos os seus impostos em uma única guia, o DAS. Sendo assim, é possível administrar a empresa com mais facilidade.

No Simples Nacional a tributação para Dropshipping começa no valor 15,5% e os valores pagos aumentam junto do seu faturamento.

Mas você sabia que justificando despesas é possível cortar pela metade o valor pago no Simples Nacional com o uso do Fator R? Continue a leitura para saber como fazer uso deste benefício.

Fator R

O Fator R é um cálculo feito com base nos gastos da folha de pagamento do último ano, divididos pelo valor arrecadado neste mesmo período. 

Se o resultado desta conta for maior do que 0,28 é possível cortar o pagamento dos impostos de 15,5% para 6%. 

Mas a melhor parte é que a tributação para Dropshipping permite que os gastos da folha de pagamento sejam feitos de outras formas além de pagamentos para funcionários.

Sendo assim, usando o Pró-labore é possível alcançar o valor mínimo de despesas na folha de pagamento e se enquadrar no Fator R.

Fique atento para conseguir utilizar este benefício! Nós recomendamos a ajuda de um contador para poder fazer uso do Fator R sem erro.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido é outro regime de tributação possível. Para fazer uso deste é necessário fazer um bom planejamento tributário, pois ele costuma ser vantajoso para quem fatura valores mais altos.

A tributação para Dropshipping com este sistema tributário tem algumas exigências a mais do que as previstas pelo Simples. 

Por meio do Lucro Presumido os impostos terão valores entre 13,33% e 16.33%. Este pode ser vantajoso quando o empresário está com problemas para atingir o fator R.

Como não errar na tributação para Dropshipping 

Como a legislação que envolve a tributação para Dropshipping ainda não é muito clara, é fácil cometer diversos erros neste processo.

Sendo assim, um empresário pode acabar escolhendo um regime de tributação não tão vantajoso ou até mesmo acabar cometendo irregularidades que podem trazer maiores prejuízos.

Por isso, nós recomendamos o serviço de um contador e a Easycontador pode te ajudar neste momento!

Nós prestamos auxílio em todas as etapas, desde a criação do seu CNPJ até a declaração de impostos. Se você quer ter a segurança de não errar no processo de contabilidade, este é o melhor caminho!

Riscos de omitir ganhos da Receita Federal

Há uma série de perigos em omitir ganhos da Receita Federal. Você sabe quais são os problemas que podem ser acarretados por esta prática?

Neste texto vamos falar tudo sobre o assunto. Você irá descobrir porque não se deve omitir informações para a Receita Federal e qual é o melhor caminho para declarar os seus impostos da maneira correta e pagar menos.

Sendo assim, leia o artigo até o final para ter informações completas e não cometer nenhum erro.

Como a Receita Federal monitora os ganhos de pessoas físicas e jurídicas 

Até início dos anos 2000 a fiscalização dos sonegadores de impostos era manual. Por isso, o processo para descobrir se alguém chegou a omitir ganhos da Receita Federal era lento.

Neste período, os órgãos do governo se concentravam nas análises de grandes valores e procuravam por omissões neste público. 

No entanto, atualmente o processo de verificação das contas de pessoas físicas está cada vez mais aprimorado.

Instituições como bancos, corretoras, seguradoras e fundos de aposentadoria devem enviar dados sobre todas as transações de pessoas físicas e jurídicas para a Receita Federal. 

Sendo assim, atualmente o cruzamentos eletrônicos de dados bancários facilita o encontro de fraudes e omissões.

Quais são os perigos de pessoas físicas e jurídicas não declararem seus ganhos?

Primeiramente, deve-se dizer a Receita Federal a cada ano aprimora os seus chamados “cruzamento de dados”. Todas as movimentações bancárias de todos os contribuintes estão na base de dados da Receita Federal. Sim, os bancos são obrigados a repassarem estas informações para fins de análise do Fisco.

O que vem acontecendo na prática é que a cada ano a Receita Federal vem conseguindo utilizar cada vez mais estes dados para fins de malha fiscal.

Outro aspecto são os das obrigações acessórias que todas as empresas são obrigadas a entregar eletronicamente mensal e anualmente.

Através destas obrigações acessórias e de posse das movimentações bancárias, pode-se dizer que chegará um dia em que ficará praticamente impossível omitir receitas não tributadas sem correr um grande risco.

E claro, omitir ganhos da Receita Federal e sonegar impostos é crime! Por isso, a lei prevê penas e punições para quem realizar esta prática, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

O crime de evasão fiscal pode ser punido com prisão de seis meses. Ao mesmo tempo, em casos mais graves a retenção pode chegar até 2 ou 5 anos.

Por fim, também é cobrada uma multa da pessoa que omitiu ganhos. O valor desta pode ser de duas até cinco vezes do valor sonegado. 

Sendo assim, não vale a pena omitir ganhos da Receita Federal e correr o risco de ter um prejuízo financeiro grande no futuro. É mais seguro para a empresa se manter na legalidade e cumprir a lei.

Caso a fraude fiscal seja entendida como uma falha e não uma tentativa de sonegação, serão cobrados os juros e acréscimos do devedor. 

Por isso, ter um contador a serviço da sua empresa é a melhor forma de evitar prejuízos econômicos e até mesmo a prisão.

A importância da contabilidade 

Muitos empresários ao criarem os seus empreendimentos precisam se preocupar com a atividade principal da empresa e também com todas as questões financeiras de seu negócio.

No entanto, existem uma série de questões que são melhor administradas por um profissional. Sendo assim, apenas um contador pode te ajudar a se manter na legalidade de forma fácil.

Ao mesmo tempo, um contador também pode definir a melhor estratégia tributária para o seu negócios, fazendo com que você pague menos impostos.

Muito além de escolher o regime de tributação, existem uma série de decisões e práticas que podem ser feitas por um contador para diminuir o valor dos impostos legalmente e te garantir menores taxas de acordo com a lei.

Por fim, um contador te ajuda a não omitir ganhos da Receita Federal por descuidos.

Este profissional garante que você estará sempre em dia com as obrigações legais e irá criar um cenário para que você possa exercer a atividade principal da empresa com calma e confiança.

Conclusão

A Easycontador pode te ajudar a manter a sua empresa na legalidade hoje mesmo!

Não corra o risco de omitir ganhos da Receita Federal e por isso ter que lidar com as consequências! Nós te ajudamos neste processo.

Com a nossa plataforma de contabilidade digital você pode ter todas as suas transações registradas automaticamente e acompanhar a vida financeira da sua empresa em tempo real.

Nós garantimos que a sua declaração e impostos será feita da forma mais vantajosa e dentro da legalidade. Fique tranquilo, com a Easycontador as suas finanças estarão regulares e em boas mãos.

A lei obriga minha empresa a ter contabilidade regular?

A contabilidade regular pode ser um grande desafio para os empresários! Seja grande ou pequena, manter as contas do seu negócio em ordem sempre é uma necessidade.

Mas você está se perguntando se existe alguma lei que obrigue as empresas a ter registro de suas contas? Neste artigo vamos explicar quais são as exigências do governo sobre contabilidade e como atendê-las.

Sendo assim, leia o texto até o final para descobrir o que a sua empresa ainda precisa providenciar para estar na legalidade.

O que diz a legislação sobre contabilidade regular?

Todas as empresas do Brasil são obrigadas a ter uma escrituração contábil. Neste documento devem ser registradas todas as transações, sejam de débito ou de crédito, realizadas por uma pessoa jurídica.

Além disso, anualmente as empresas precisam ter elaborado seu balanço patrimonial e apresentar de forma eletrônica o resultado econômico daquele período para a Receita Federal.

A única exceção são os Microempreendedores Individuais (MEI), nesta modalidade não é necessário fazer o registro contábil de transações.

As micro empresas e empresas de pequeno porte, que têm o Simples como sistema de tributação, podem optar por um registro simplificado. No entanto, é necessário conferir as normas no Comitê Gestor do Simples Nacional.

Uma escrituração contábil deve cumprir uma série de requisitos e normas para que uma empresa esteja com contabilidade regular. Estas determinações estão disponíveis na ITG 2000.

Devido a todas estas exigências, fica claro que um contador deve fazer este trabalho e que este profissional é necessário para que empresas de todos os portes estejam de acordo com a lei.

Por isso, lembre-se que os dados pedidos por um contador muitas vezes podem ser informações requeridas para que a escrituração contábil esteja correta.

Por que a contabilidade é fundamental para qualquer negócio?

A contabilidade é importante pois garante um controle financeiro para qualquer negócio! Sendo assim, ao manter os seus registros e ter uma contabilidade regular é possível saber como está a saúde financeira de uma empresa.

Outro aspecto importante e que pode pesar bastante no bolso do empresário, é a distribuição de lucros correta e isenta de imposto de renda.

A legislação diz que os sócios poderão ter 100% dos valores recebidos à título de distribuição de lucros isentos de imposto de renda na pessoa física, já que a tributação ocorreu na pessoa jurídica, desde que o lucro contábil apurado seja real e fidedigno.

Assim, se uma empresa não apura seu lucro através dos registros contábeis, os sócios não se beneficiarão da isenção, o que pode custar inúmeras vezes mais do que a mensalidade de um contador.

Ao mesmo tempo, a contabilidade também guia o empresário em suas decisões. Um amplo registro ajuda a mapear gastos e decidir como direcionar recursos.

Por fim, a contabilidade é fundamental para garantir que a sua empresa esteja de acordo com a lei. Apenas cumprindo todos os requisitos é possível evitar multas e complicações.

Perigos ao não ter uma contabilidade regular

Não ter uma contabilidade regular representa sérios riscos para uma empresa.

Em primeiro lugar, existe mais dificuldade em obter crédito, uma vez que instituições financeiras analisam diversos documentos contábeis para realizar empréstimos para empresas.

Um empreendedor que não tem a sua contabilidade regular também pode acabar pagando valores errados nos impostos. Já imaginou pagar mais do que o necessário ou então ficar devendo?

O acúmulo de dívidas também pode surgir e o atraso irá gerar juros que irão consumir parte dos lucros.

Outra situação muito comum ao não se ter uma contabilidade regular é a confusão patrimonial, que pode inclusive fazer os sócios arcarem prejuízos da empresa com seu patrimônio pessoal, o que não ocorre quando este princípio é respeitado através da contabilidade.

Estes são apenas alguns exemplos de como os descuidos com a contabilidade podem causar problemas para a sua empresa e trazer grandes prejuízos financeiros.

Por isso, ter um contador é mais do que  necessário para conseguir manter as suas obrigações contábeis em dia.

Por que escolher a contabilidade digital?

A contabilidade digital é uma forma de otimizar e facilitar a área financeira da sua empresa. 

Sendo assim, por meio de uma plataforma digital é possível agilizar a transferência de documentos e o contato com o profissionais da área, mantendo a contabilidade regular com mais facilidade.

Ao mesmo tempo, a contabilidade digital corta custos e é mais barata do que as outras formas tradicionais enquanto proporciona mais benefícios! Por exemplo: um contador consultivo e um sistema automatizado.

A Easycontador tem experiência nesta área e conta com um sistema de automação no qual o empresário não precisa enviar suas notas fiscais! Nós captamos estes documentos e fazemos o lançamento destes documentos automaticamente na sua escrituração contábil.

Por isso, com a Easycontador todos os gastos da sua empresa são mapeados automaticamente de forma fácil e sem espaços para falhas, e mantendo tudo na legalidade.

Por fim, como a transparência é importante para nós, você pode acompanhar a sua escrituração em nossa plataforma ou por e-mail.

Conclusão

Quer ter mais facilidade em manter a contabilidade regular na sua empresa? Entre em contato com a Easycontador e tenha certeza de cumprir todos os requisitos necessários para sua  escrituração contábil.

Com o nossos sistema de contabilidade digital não existe espaço para nenhum erro e a sua empresa estará sempre na legalidade.

Economize recursos e tempo com a Easycontador! Nós podemos te ajudar agora mesmo a ter o que existe de mais tecnológico na contabilidade da sua empresa,