O Balcão Único é um sistema criado para desburocratizar a vida dos empresários de forma simplificada e automática, visando a redução de tempo e custos os empreendedores poderão iniciar seu negócio de forma rápida sem que seus processos tramitem de forma aleatória junto aos órgãos.
O programa criado pelo Governo Federal em janeiro deste ano, está disponível neste primeiro momento apenas para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde possui parceria com governos municipais e estaduais integrando assim dados entre os órgãos de cada esfera.
Com a criação deste programa, é possível coletar os dados para a constituição do CNPJ apenas com o preenchimento de formulário eletrônico, em um só ambiente virtual, de forma rápida e sem burocracia.
Após a implementação em São Paulo e Rio de Janeiro, o governo federal tem como objetivo expandir o projeto para todo o Brasil.
Além da abertura de empresas, o Balcão Único permite também o cadastro de empregados pelo e-Social.
Entre os órgãos envolvidos estão: Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia; Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia; Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República; Secretaria Especial de Previdência e Trabalho no Ministério da Economia; Sebrae Nacional e unidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo; Junta Comercial do Estado de São Paulo; a Prefeitura do Município de São Paulo; e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).